Educação Infantil

A nossa Educação Infantil tem como objetivo criar um ambiente de escuta das crianças e suas centenas de linguagens, um espaço onde a fala das crianças é potente, onde reina o respeito as diferenças, seja religião, cor, gênero e cultura.

O nosso espaço infantil e maternal, foi elaborado para ser um lugar agradável e flexível para atender as diferentes necessidades dos procedimentos pedagógicos dos professores e das crianças.

A cada atividade elaborada pelos professores,o espaço adquire uma forma diferente criando encantamento pelas crianças, tornando a atividade mais prazerosa que é construída através da fusão de interior e exterior, formalismo e flexibilidade, materialidade e imaterialidade.

A nossa área infantil é um local sereno, agradável e sociável que atende todas as necessidades das crianças, onde reina o bem-estar global de todos os indivíduos e é a composição desta harmonia que acontece a aprendizagem.

Na nossa escola, valorizamos e incentivamos a autonomia das crianças como um pilar fundamental do processo educativo. Acreditamos que cada criança é capaz de ser protagonista do seu próprio aprendizado e desenvolvimento, construindo seu conhecimento de forma ativa e significativa.

Entendemos que a autonomia é mais do que simplesmente tomar decisões. Ela envolve a capacidade de pensar de forma crítica, resolver problemas, tomar iniciativa, ter autoconfiança e autodisciplina. Nossa abordagem pedagógica busca criar um ambiente propício para que as crianças desenvolvam essas habilidades, tornando-se cidadãos responsáveis e autônomos.

Oferecemos espaços de aprendizagem que estimulam a exploração, a descoberta e a criatividade. Valorizamos o livre brincar, o questionamento e o diálogo, permitindo que as crianças expressem suas opiniões, busquem respostas para suas curiosidades e se envolvam ativamente nas atividades propostas.

Ao promover a autonomia, reconhecemos a importância de respeitar o ritmo individual de cada criança. Permitimos que elas façam escolhas, experimentem, cometam erros e aprendam com eles. Valorizamos o processo de aprendizagem, incentivando a perseverança e a capacidade de superar desafios.

Nossos educadores desempenham um papel de mediadores, oferecendo orientação e apoio conforme as necessidades individuais de cada criança. Eles estão presentes para estimular o pensamento crítico, fornecer recursos e propor desafios que estimulem o desenvolvimento da autonomia.

Além disso, buscamos envolver as famílias nesse processo. Compartilhamos informações sobre as práticas pedagógicas, estimulamos o diálogo e promovemos uma parceria colaborativa. Reconhecemos que a participação ativa da família fortalece o desenvolvimento da autonomia das crianças, pois a construção de uma base sólida ocorre quando escola e família caminham juntas.

Na nossa escola, a autonomia das crianças é um valor essencial que permeia todas as esferas do ambiente educativo. Acreditamos que ao desenvolver a autonomia, estamos preparando nossos alunos para serem cidadãos críticos, criativos e confiantes, capazes de enfrentar os desafios do mundo em constante transformação.

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

O brincar da criança é algo que acontece incansavelmente e desenvolve diversos aspectos em todo seu entorno.

Quando ela brinca, testa, classifica, encaixa, constrói, desconstrói e reconstrói pensamentos em forma de objetos, desenvolve várias habilidades cognitivas.

A criança deve ter uma relação de confiança com o ambiente e objetos que a cercam, é o brincar espontâneo altamente potente de significados, com grande importância para o desenvolvimento das diversas habilidades, além de estimular a vontade de interagir e o sentimento de capacidade e segurança.Não podemos esperar que as crianças façam a mesma coisa no mesmo ritmo de forma mecânica e repetitiva, neste sentido o brincar autônomo rompe com essas estratégias de ensino ,pois sempre haverá as que terminam primeiro,as que se dedicam mais com mais capricho e ambas devem ser respeitadas.

Nossa escola é muito mais do que um prédio ou currículo. Somos uma comunidade unida, onde as famílias são parceiras ativas nessa jornada educacional. Valorizamos a colaboração, o diálogo aberto e a construção de relações baseadas no respeito mútuo. Juntos, moldamos um ambiente que reflete o amor, a diversidade e a inclusão.

“Construindo Sonhos e Laços: Nossa Escola, uma Comunidade Unida!”