O Ensino Fundamental I - 1º ano ao 5º ano.

O ENSINO FUNDAMENTAL  I – 1º ao 5º ano.

Na nossa Escola O Casulo, entendemos a importância de desenvolver a independência das crianças desde o ensino fundamental. Acreditamos que a independência é um componente fundamental para o crescimento e o sucesso de cada aluno.

Em nosso ambiente educacional, proporcionamos oportunidades para que as crianças assumam responsabilidades, tomem decisões e se tornem agentes ativos de sua própria aprendizagem. Valorizamos o desenvolvimento da autonomia e da autoconfiança, ajudando as crianças a descobrir sua própria voz e a construir uma base sólida para a vida.

Nossos educadores são facilitadores desse processo, fornecendo apoio e orientação, ao mesmo tempo em que incentivam as crianças a explorarem, experimentarem e aprenderem com seus próprios esforços. Acreditamos que a independência promove a descoberta, o pensamento crítico e a resolução de problemas, habilidades essenciais para enfrentar os desafios do mundo em constante mudança.

Além disso, criamos um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças se sentem encorajadas a expressar suas opiniões, tomar iniciativa e colaborar com os colegas. Valorizamos a diversidade de ideias e incentivamos o respeito às diferenças, promovendo uma cultura de inclusão e diálogo.

Na Escola O Casulo, acreditamos que ao desenvolver a independência das crianças, estamos preparando-as para se tornarem cidadãos responsáveis, confiantes e capazes de enfrentar os desafios do mundo com resiliência. Estamos comprometidos em criar um ambiente que nutra o crescimento integral de cada aluno, ajudando-os a florescer como indivíduos independentes e realizadores.

LEITURA

A leitura é uma porta de entrada para um mundo de conhecimento, imaginação e crescimento pessoal. Ela expande nossos horizontes, nos transporta para lugares distantes e nos permite explorar perspectivas diversas. Além disso, a leitura aprimora nossas habilidades de comunicação, amplia nosso vocabulário e fortalece nosso pensamento crítico. Na nossa escola diversos são os momentos de leitura que os alunos participam:

Leitura compartilhada acontece diariamente.

Leitura individual

Leitura familiar semanalmente

Memória de um leitor ( toda sexta-feira levam livros para casa para fazerem a leitura)

TRABALHO EM GRUPO

Grande parte das atividades propostas aos alunos são desenvolvidas em grupo. Assim, os alunos mais experientes ou com mais facilidade para compreender os conteúdos em discussão, auxiliam os colegas.

PROFESSOR

O professor assume o papel de orientador das atividades – a autoaprendizagem libera o professor para acompanhar todas as crianças nas diferentes atividades que ocorrem em sala de aula, em um processo de ensino e aprendizagem centrado no aluno. O professor atua como um orientador e facilitador das atividades. Os professores que trabalham na Escola recebem capacitação específica para a adoção da metodologia. Periodicamente participam de reunião de estudos , de oficinas de reciclagem de conhecimento e troca de experiências com professores das outras séries.

OS ALUNOS COLABORAM NA GESTÃO DA ESCOLA

Na Escola , as crianças são estimuladas a exercitar sua cidadania e a serem participativas. Os professores sempre  estimulam os alunos  a  estarem envolvidos com as atividades de sala de aula e da gestão da escola.

LANCHE SAUDÁVEL

A escolha de lanches saudáveis é fundamental na nossa escola e  é uma maneira simples, porém poderosa, de cuidar da nossa saúde. Optar por frutas, vegetais, e alimentos ricos em nutrientes ajuda a manter nossa energia e bem-estar ao longo do dia. Além disso, cultivar esse hábito desde cedo ensina às crianças a importância de fazer escolhas alimentares inteligentes para uma vida longa e saudável.

SALA DE AULA

Na organização da sala de aula temos os trabalhos em grupos e sua formação, como o espaço é organizado, de que maneira o tempo é distribuído e quais materiais devem ser utilizados nos  agrupamentos.

PLATAFORMAS

As plataformas são usadas como meio de comunicação entre a Escola e a Família,as principais são:

-Google for Education

-Class app

-Farias Brito

AGRUPAMENTO

A organização é orientada para favorecer a interação do grupo ou dupla estimulando cooperação e obtenção maiores de autoestima e autovalorização.

ESPAÇO

A disposição do mobiliário e dos materiais facilita as atividades em duplas ou em grupo. Neste espaço os alunos assumem responsabilidades e adotam atitudes de respeito, limpeza, colaboração, etc.

TEMPO

A organização do tempo é o  jeito de formar que o aluno desenvolva sua autonomia, sendo capaz de controlar e organizar suas tarefas..

REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Cumprir seus objetivos  para realizar uma boa proposta de trabalho é essencial. Como contexto social, a postura de estudante para que ela cumpra suas atividades.

Temos as regras de cada espaço de convivência e permanência do grupo, que são construídas no início do ano letivo com os alunos.

Esses combinados são revisados todos os dias, durante as rodas de conversas, para manter um espaço harmônico e prazeroso, onde um respeita o espaço do outro.

Se houver necessidade, durante o ano elas são reorganizadas pelo grupo e refeitas.

Junte-se a nós nessa jornada educacional transformadora, onde valorizamos e promovemos a independência das crianças. Venha conhecer nossa proposta pedagógica e como cultivamos um ambiente propício para o desenvolvimento de crianças independentes, autônomas e preparadas para um futuro brilhante.